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We Are Social e HootSuite - Digital 2020 [Report Completo]

Atualização: o Report 2021 já está disponível neste link:

Os novos relatórios Digital 2020 - publicados em parceria com a Hootsuite - mostram que a mídia digital, mobile e social se tornou uma parte indispensável da vida cotidiana das pessoas em todo o mundo.


Mais de 4,5 bilhões de pessoas agora usam a Internet, enquanto os usuários de mídia social ultrapassaram a marca de 3,8 bilhões. Quase 60 por cento da população mundial já está online e as tendências mais recentes sugerem que mais da metade da população total do mundo usará as redes sociais até meados deste ano.


Alguns desafios importantes permanecem, no entanto, e ainda há trabalho a fazer para garantir que todos ao redor do mundo tenham acesso justo e igual à conectividade digital capaz de mudar vidas.


Você encontrará tudo isso no Relatório de Visão Geral Global Digital 2020 completo no SlideShare abaixo, mas continue lendo o resumo dos principais pontos, números e tendências deste ano.



Digital em 2020: os números mais importantes

O papel do digital em nossas vidas atingiu novos patamares, com mais pessoas gastando mais tempo fazendo mais coisas online do que nunca:

  • O número de pessoas em todo o mundo usando a Internet cresceu para 4,54 bilhões , um aumento de 7 por cento (298 milhões de novos usuários) em comparação com janeiro de 2019.

  • Em todo o mundo, havia 3,80 bilhões de usuários de mídia social em janeiro de 2020, com esse número aumentando em mais de 9 por cento (321 milhões de novos usuários) desde esta época do ano passado.

  • Globalmente, mais de 5,19 bilhões de pessoas agora usam telefones celulares , com o número de usuários aumentando em 124 milhões (2,4 por cento) no ano passado.



Provavelmente, você passará mais de 100 dias online este ano.

O usuário médio da Internet agora passa 6 horas e 43 minutos online todos os dias. Isso é 3 minutos a menos que no ano passado, mas ainda equivale a mais de 100 dias de tempo conectado por usuário de internet, por ano. Se permitirmos cerca de 8 horas por dia para dormir, isso significa que atualmente passamos mais de 40% de nossas vidas acordadas usando a Internet.


Além do mais, os usuários da Internet em todo o mundo passarão um acumulado de 1,25 bilhão de anos online em 2020, com mais de um terço desse tempo gasto usando a mídia social. No entanto, a quantidade de tempo que as pessoas passam online varia de país para país, com os usuários da Internet nas Filipinas passando uma média de 9 horas e 45 minutos por dia online, em comparação com apenas 4 horas e 22 minutos por dia no Japão.



Obtendo acesso total: conectando os desconectados

Mais de 2 bilhões de pessoas ficaram online desde a primeira menção de 'The Next Billion', mas pouco mais de 40 por cento da população total do mundo - cerca de 3,2 bilhões de pessoas - permanece desconectada da Internet.


Mais de 1 bilhão dessas pessoas 'desconectadas' vivem no sul da Ásia (31% do total). Os países da África respondem por 27 por cento do total, com 870 milhões de pessoas ainda não conectadas em todo o continente.


A idade desempenha um papel significativo na determinação dos níveis de acesso à Internet nessas regiões: mais da metade da população total da África tem menos de 20 anos e há mais de 460 milhões de pessoas com menos de 13 anos no sul da Ásia.


No entanto, o gênero também é um fator crítico, com dados da UIT mostrando que as mulheres têm mais probabilidade de serem 'desconectadas' em comparação aos homens. A lacuna de gênero digital também é aparente em nossos dados de mídia social mais recentes. Em particular, as mulheres no sul da Ásia têm três vezes menos probabilidade de usar a mídia social hoje em comparação com os homens, oferecendo uma visão significativa sobre a conectividade mais ampla da Internet na região.


Ainda mais preocupante, a pesquisa da GSMA Intelligence sugere que mais da metade de todas as mulheres que vivem na Índia hoje não tem conhecimento da existência da Internet móvel.


As Nações Unidas relatam que muito desse desequilíbrio deriva de " normas e práticas sociais profundamente arraigadas ". Independentemente da causa, entretanto, conectar os desconectados dependerá muito da melhoria da acessibilidade digital para as mulheres, especialmente nas economias em desenvolvimento.


Há muito trabalho a ser feito aqui, e é um trabalho no qual as marcas podem ajudar. Se você quiser saber mais sobre este tópico importante, o relatório abrangente sobre lacunas de gênero da GSMA Intelligence explora em detalhes muitos dos problemas e desafios subjacentes, enquanto seu excelente Índice de conectividade móvel oferece perspectivas mais ricas em nível local.



O celular agora é responsável por metade do uso da Internet

A GlobalWebIndex descobriu que os telefones celulares agora respondem por mais da metade de todo o tempo que passamos online, com os dados da empresa colocando a participação do celular no tempo de internet em 50,1%.

Com 92 por cento dos usuários de Internet do mundo agora se conectando por meio de dispositivos móveis, esse número pode ser menor do que alguns poderiam esperar, mas vários dados confirmam que os computadores continuam a desempenhar um papel importante em nossas vidas conectadas. 

Apesar da onipresença do celular, três quartos dos usuários da Internet com idades entre 16 e 64 anos ainda estão online por meio de laptops e desktops. Além disso, dados da Statcounter revelam que cerca de 53% de todas as solicitações de páginas da web agora vêm de telefones celulares, mas que os computadores ainda respondem por 44% do total.

Todos esses dados apontam para o fato de que a maioria das pessoas ainda usa uma variedade de dispositivos diferentes para ficar online. Como resultado, uma estratégia de dispositivo equilibrada ainda é essencial. Além disso, as pessoas usam dispositivos diferentes em momentos diferentes e para necessidades diferentes, portanto, os profissionais de marketing devem ir além das considerações técnicas para entender os vários casos de uso e contextos para cada dispositivo ao construir seus planos.

Os aplicativos estão em todo lugar


Os dados compartilhados conosco pela App Annie revelam que os aplicativos móveis agora respondem por 10 de cada 11 minutos que passamos usando dispositivos móveis, com a navegação na web responsável por apenas 9 por cento do nosso tempo móvel.


No entanto, quando consideramos a extensão das ofertas de aplicativos disponíveis para os usuários móveis de hoje, isso talvez não seja surpreendente. Dados da GlobalWebIndex mostram que estamos usando aplicativos em quase todos os aspectos de nossas vidas, seja para manter contato com a família e amigos, relaxar no sofá, administrar nossas finanças, ficar em forma ou até mesmo encontrar o amor. 


É importante notar que ajudar as pessoas a encontrar o amor também é um grande negócio. O Tinder gerou mais receita do que qualquer outro aplicativo não relacionado a jogos em 2019, enquanto os corações solitários do mundo gastaram um total de US $ 2,2 bilhões em todos os aplicativos de namoro ao longo de 2019 - o dobro do que gastavam na mesma categoria há dois anos.


Nosso caso de amor com os aplicativos também mostra poucos sinais de desaceleração, apesar do surgimento de 'aplicativos da web progressivos '. App Annie relata que os usuários de smartphones em todo o mundo baixaram mais de 200 bilhões de aplicativos móveis em 2019, gastando um total de US $ 120 bilhões em aplicativos e compras relacionadas a aplicativos nos últimos 12 meses. Combinados com dados recentes da Ericsson, esses números sugerem que o usuário médio agora gasta uma média anual de mais de US $ 21 por smartphone conectado.


O novo relatório State of Mobile 2020 da App Annie também revela que os jogos são responsáveis ​​pela maior parte dos downloads de aplicativos móveis - mais de 1 em 5 do total - e impulsionam 70 por cento dos gastos do consumidor mundial em aplicativos móveis. No entanto, os jogos não são a maior categoria quando se trata da parcela do tempo total gasto no uso de celulares, como exploraremos na próxima seção.


Nós realmente somos animais sociais

Quase metade das 3,7 horas que as pessoas passam usando telefones celulares por dia é gasta em aplicativos sociais e de comunicação, o que significa que essas plataformas são responsáveis ​​pela mesma parcela de nosso tempo móvel que todas as nossas outras atividades móveis juntas.

Em dispositivos móveis e computadores, a GlobalWebIndex relata que agora gastamos em média 2 horas e 24 minutos por pessoa, por dia, usando a mídia social, um aumento de 2 minutos por dia desde então, no ano passado.


Mais uma vez, a história varia de país para país. Os filipinos ainda são as pessoas mais "sociais" do mundo, com o usuário médio da Internet entre 16 e 64 anos passando quase 4 horas por dia em plataformas sociais. No entanto, é uma imagem muito diferente do outro lado da escala, com os usuários da Internet no Japão gastando em média apenas 45 minutos por dia usando as mídias sociais.


Mas onde exatamente estamos gastando todo esse tempo social - e quão grande é o TikTok? Tudo será revelado abaixo...



O Facebook ainda domina

Apesar de vários desafios nos últimos anos, o Facebook ainda está no topo quando o assunto é social. As tendências nos números de usuários relatados nos anúncios de lucros da empresa sugerem que a plataforma já deveria ter ultrapassado a marca histórica de 2,5 bilhões de usuários ativos mensais (MAU), e os números de usuários continuaram a crescer de forma constante na maioria dos países durante 2019.

No entanto, por várias razões, os profissionais de marketing não podem alcançar todos esses usuários usando publicidade do Facebook, e as próprias ferramentas de publicidade de autoatendimento da plataforma indicam que a audiência total endereçável do Facebook agora é de 1,95 bilhão, ou cerca de 80% do total de MAUs.


O Facebook também viu alguns declínios de audiência no ano passado. Suas ferramentas de publicidade de autoatendimento relataram números de alcance notavelmente mais baixos para Índia, Espanha e Coreia do Sul no início de 2020 em comparação com apenas alguns meses antes. No entanto, no geral, o alcance de público do Facebook cresceu 1% apenas nos últimos 3 meses. 


De maneira crítica, os profissionais de marketing agora podem usar o Facebook para alcançar um terço de todos os adultos do mundo com 18 ou mais anos de idade e mais da metade de todos os adultos do mundo com 18 a 34 anos.



É hora do TikTok

TikTok foi provavelmente a principal história social da mídia em 2019, com alguns números enormes - e muitas vezes mal representados - chegando às manchetes. No entanto, uma apresentação de vendas de anúncios do TikTok divulgada pela AdAge alguns meses atrás oferece mais clareza sobre o que está acontecendo.


Em primeiro lugar, não há como negar: o TikTok é grande . 800 milhões de usuários ativos mensais.


No entanto, 500 milhões desses usuários ativos - mais de 60% do total - vivem na China. Isso significa que a plataforma tem cerca de 300 milhões de usuários ativos mensais fora da China. 


Além disso, os dados mais recentes do App Annie sugerem que os usuários chineses respondem por 80% do tempo total gasto com o TikTok em 2019, enquanto os usuários da Índia respondem por mais 10% do total. Isso significa que os usuários na China e na Índia são responsáveis ​​por aproximadamente 9 em cada 10 minutos gastos usando o TikTok em todo o mundo.


Independentemente das diferenças entre os países, no entanto, o TikTok subiu para o sexto lugar no ranking global de aplicativos móveis por usuários ativos mensais em 2019. Para contextualizar, o TikTok ainda está atrás do WhatsApp, Facebook, WeChat e Instagram, mas já está à frente de todas as outras plataformas sociais.


No entanto, é importante enfatizar que os dados não indicam que o sucesso do TikTok ocorreu às custas de qualquer uma das redes sociais ocidentais. Na verdade, Facebook, Instagram e Snapchat relataram aumentos no alcance de seu público-alvo de publicidade nos últimos meses, mesmo entre usuários de 13 a 17 anos.


O forte crescimento não se limita ao TikTok

Embora a mídia esteja distraída com todo o hype em torno do TikTok, algumas outras plataformas sociais têm publicado alguns números impressionantes que parecem ter escapado do radar.


No topo dos gráficos de crescimento está o Reddit, cujos números de usuários ativos mensais aumentaram 30 por cento (100 milhões de novos usuários) desde o ano passado, com os últimos relatórios da empresa revelando que a plataforma agora atrai 430 milhões de usuários por mês.

Enquanto isso, o Pinterest obteve sucesso semelhante, aumentando sua base total de usuários ativos em 29% no ano passado. A plataforma atraiu mais de 70 milhões de novos usuários ativos mensais (MAUs) nos últimos 12 meses, atingindo um valor total de MAU de 322 milhões no início de 2020. 


A empresa também adicionou uma série de novos países às suas opções de segmentação de publicidade, resultando em um aumento trimestre a trimestre no potencial de alcance de publicidade relatado de 12 por cento entre outubro de 2019 e janeiro de 2020.


Sina Weibo também tem desfrutado de um crescimento impressionante, com tendências recentes sugerindo que os números de MAU da plataforma devem ultrapassar a marca de meio bilhão nos próximos meses. Os 497 milhões de MAUs que a plataforma relatou em novembro foram impulsionados por um aumento anual de 51 milhões de novos usuários, equivalente a um crescimento ano a ano de 11 por cento.



A influência do leste do Globo

Espelhando uma tendência que destacamos em nosso relatório Digital 2019 Q4 Digital Statshot, vários pontos de dados em nossos relatórios Digital 2020 mostram que o centro de gravidade da Internet está se movendo progressivamente para o leste. Essa tendência é ainda mais visível nos dados mais recentes, com aplicativos e sites asiáticos comandando uma parcela cada vez maior da atividade global.


Em particular, as últimas classificações dos principais sites do mundo ilustram o crescimento dramático das plataformas de comércio eletrônico da Ásia. Em sua lista mais recente, Alexa [ nota: não o assistente de voz ] coloca o chinês Tmall em terceiro lugar no ranking global de sites - que está à frente do Facebook e do Baidu, e 10 posições acima de seu principal concorrente ocidental, a Amazon. Entre os 20 principais sites completos, Alexa inclui 5 sites de comércio eletrônico chineses, 4 dos quais pertencem ao Alibaba.


É importante notar que Alexa usa uma média contínua de 3 meses de tráfego mensal do site para determinar suas classificações, e os dados mais recentes incluem atividades em torno do Dia dos Solteiros . Este enorme festival de compras online - o equivalente chinês da Black Friday ou Cyber ​​Monday - está cada vez mais popular em toda a Ásia, então talvez não seja surpreendente que os gigantes do comércio eletrônico da China estejam se tornando muito mais visíveis em nível global.


No entanto, não são apenas os sites de comércio eletrônico da China que estão surgindo em nível global:

  • O Baidu, o principal mecanismo de busca da China, ocupa o quinto lugar na lista mais recente do Alexa e o quarto lugar em uma classificação semelhante da SimilarWeb.

  • QQ , uma plataforma de mensagens popular de propriedade da empresa controladora do WeChat, a Tencent, atualmente ocupa o sexto lugar no ranking de Alexa.

  • O sétimo lugar no ranking de Alexa é ocupado pelo Sohu , um popular portal online que oferece notícias, pesquisa, jogos e vários outros serviços. 

  • A Qihoo 360 , uma empresa chinesa de segurança de internet mais conhecida por seu software antivírus, navegador popular e loja de aplicativos móveis, ocupa o décimo lugar de Alexa.

A influência crescente da Ásia também é evidente nas últimas classificações de aplicativos móveis. App Annie relata que 6 dos 10 aplicativos não relacionados a jogos mais usados ​​no mundo em 2019 pertencem a empresas chinesas, enquanto 4 dos 10 jogos principais de 2019 por usuários ativos mensais foram desenvolvidos por empresas chinesas.

Para contextualizar, o Leste e o Sudeste Asiático representavam cerca de um terço da população total de usuários da Internet no mundo no início de 2020 (1,5 contra 4,5 bilhões). Além do mais, com mais de 50 milhões de novos usuários online pela primeira vez na região nos últimos 12 meses, esses públicos terão um papel cada vez mais influente na formação da próxima fase de crescimento da Internet - na Ásia e além.

Voz continua a crescer


Os dados mais recentes da GlobalWebIndex mostram que o uso de interfaces de voz cresceu mais de 9 por cento no ano passado, com 43 por cento dos usuários de Internet do mundo com idades entre 16 e 64 agora usando pesquisa por voz e comandos de voz no qualquer dispositivo a cada mês. Para fins de contexto, se esse número fosse aplicável a toda a base global de usuários da Internet, equivaleria a quase 2 bilhões de usuários ativos mensais.


No entanto, é importante ressaltar que a ascensão da voz não envolve apenas o uso de alto-falantes inteligentes. Um em cada três usuários globais de Internet agora usa interfaces de voz em seus telefones celulares a cada mês, mas esses números são ainda maiores na Ásia: 40 por cento dos usuários de Internet indianos dizem que usaram uma interface de voz em seus telefones no mês passado, em comparação com 42 por cento na China e impressionantes 48% na Indonésia.


Com esses países abrigando algumas das maiores populações de Internet do mundo, espera-se que o controle de voz encontre seu caminho em um número crescente de aplicativos móveis nos próximos meses, especialmente porque as pessoas ao redor do mundo estão cada vez mais usando a pesquisa por voz como parte de sua jornada de compras.


A preocupação com a privacidade


A preocupação com a privacidade na internet continua sendo uma questão importante para os usuários da Internet em todo o mundo, e as pesquisas mais recentes mostram que estamos mais preocupados hoje do que no ano passado. A GlobalWebIndex relata que 64 por cento dos usuários da Internet estão preocupados com a forma como as empresas usam seus dados, contra 63 por cento no início de 2019.


As pessoas também estão cada vez mais desconfiadas das coisas que veem e ouvem na internet. 56 por cento dos adultos com mais de 18 anos em todo o mundo pesquisados pelo Instituto Reuters para o Estudo do Jornalismo disseram estar “preocupados” com o que é real ou falso na Internet, ante 54 por cento no estudo do ano anterior.

Enquanto isso, o número de pessoas em todo o mundo com idade entre 16 e 64 anos que usam ferramentas para bloquear anúncios a cada mês também aumentou desde nossos relatórios Digital 2019. A GlobalWebIndex relata que quase metade de todos os usuários da Internet com idade entre 16 e 64 anos usaram um bloqueador de anúncios no mês passado, ante 47% relatados há 12 meses.



No entanto, vale destacar que os respondentes da pesquisa da GlobalWebIndex citam frustrações com o grande número de anúncios na internet como sua principal motivação para usar ferramentas de bloqueio de anúncios, à frente de motivações relacionadas a questões de privacidade.


Além disso, vários pontos de dados nos relatórios deste ano destacam o que podemos chamar de 'paradoxo da privacidade digital'. Não há dúvida de que muitos de nós realmente estamos cada vez mais preocupados com nossa privacidade digital, mas também estamos cada vez mais propensos a adotar dispositivos e tecnologias que são especificamente projetados para criar e compartilhar dados ainda mais íntimos sobre nossas vidas.


Por exemplo, o Statista relata que o número de residências em todo o mundo com pelo menos um dispositivo de casa inteligente aumentou um terço no ano passado, indicando que dezenas de milhões de pessoas decidiram conscientemente gastar uma média de US $ 550 por ano em dispositivos que ativamente ouvem e rastreiam as coisas que eles fazem na privacidade de suas próprias casas.


Jogos são um negócio sério

Mais de 4 em cada 5 usuários de Internet com idades entre 16 e 64 anos em todo o mundo jogam videogame todos os meses, o que equivaleria a uma comunidade global de jogos de mais de 3,5 bilhões de pessoas se aplicássemos esse número ao usuário total de Internet população. A maioria dos jogadores joga em seus smartphones (69 por cento de todos os usuários da Internet), mas 25 por cento dos usuários da Internet também relatam jogar em consoles de jogos dedicados.


Esses jogadores mais 'dedicados' gastam em média 70 minutos por dia jogando videogames, mas isso aumenta para mais de 90 minutos por dia para jogadores de console na Tailândia, Filipinas e Arábia Saudita.


As pessoas também estão cada vez mais dispostas a gastar dinheiro em jogos. NewZoo relata que os jogadores gastaram mais de US $ 150 bilhões em jogos em 2019, um aumento de quase 10 por cento em comparação com o ano anterior. Da mesma forma, o Statista informa que os usuários da Internet gastaram mais de US $ 83 bilhões em compras de jogos online em 2019, um aumento de cerca de 5% ano a ano.


Os jogos para celular também são um grande negócio, com App Annie relatando que os usuários móveis do mundo inteiro gastaram mais de US $ 65 bilhões em aplicativos de jogos e compras no aplicativo relacionadas a jogos em 2019, respondendo por mais de 70 por cento do total de gastos do consumidor em aplicativos móveis em nos últimos 12 meses.


É importante notar que as compras no aplicativo são uma parte cada vez mais importante da indústria de jogos, com a GlobalWebIndex relatando que 8 por cento de todos os usuários da Internet com idade entre 16 e 64 anos compraram alguma forma de "DLC" (conteúdo para download) relacionado a jogos no mês passado sozinho.


As pessoas também passam mais tempo vendo outras pessoas jogando. 1 em cada 5 usuários de Internet com idade entre 16 e 64 anos assistiu a uma transmissão ao vivo do jogo de outra pessoa durante os últimos 30 dias, enquanto 1 em 7 assistiu a um torneio de esportes eletrônicos. 


Muitos profissionais de marketing no Ocidente continuam céticos em relação aos esportes eletrônicos, talvez porque vejam poucas evidências de sua popularidade em suas próprias vidas. No entanto, os dados oferecem evidências irrefutáveis ​​de que centenas de milhões de pessoas em todo o mundo assistem outras pessoas jogando todos os meses.


O vídeo ainda é para assistir

Os dados mais recentes da Ericsson sugerem que os usuários de internet móvel do mundo consumirão mais de meio trilhão de gigabytes de dados móveis em 2020, com cerca de dois terços desse total sendo usados ​​para transmitir e baixar conteúdo de vídeo. Curiosidade: se você tentar armazenar todos esses dados em disquetes de 3½ ” , precisará de uma pilha de discos que se estenda do Sol a algum lugar além de Júpiter.


A escala do vídeo não diz respeito apenas ao consumo de dados. A GlobalWebIndex relata que 90 por cento dos usuários da Internet com idade entre 16 e 64 anos agora assistem a vídeos online todos os meses, o que se traduziria em mais da metade da população total do mundo se aplicássemos esses números a todos os usuários da Internet do mundo.




O YouTube ainda comanda a maior parte dos espectadores de vídeo online do mundo, e nossos cálculos indicam que cerca de 3 bilhões de pessoas assistem a pelo menos um vídeo do YouTube por mês [nota: o próprio YouTube registra 2 bilhões de espectadores conectados a cada mês].


No entanto, o número de pessoas transmitindo conteúdo de TV pela internet também continua crescendo. Os dados mais recentes da GlobalWebIndex mostram que dois terços dos usuários da Internet com idade entre 16 e 64 anos agora assistem a conteúdo de TV por meio de alguma forma de serviço de assinatura (por exemplo, Netflix). 


Os serviços de assinatura de vídeo pagos também são populares entre os usuários de celular. App Annie relata que os aplicativos de vídeo foram responsáveis ​​por 5 dos 10 principais aplicativos não relacionados a jogos do mundo, classificados pelo gasto do consumidor em 2019. Três desses aplicativos - Tencent Video, iQiyi e Youku - atendem principalmente a usuários de Internet na China, reforçando uma descoberta de Statista afirma que os internautas do país são os mais dispostos a pagar por conteúdo digital.


Compras sem parar

Aproximadamente três quartos dos usuários da Internet do mundo com idades entre 16 e 64 anos compram algo online todos os meses, com a GlobalWebIndex descobrindo que as taxas de adoção do comércio eletrônico são mais altas entre os usuários da Internet na Indonésia, Tailândia e Polônia.


A distribuição da adoção entre as geografias sugere que o desenvolvimento econômico não é o principal determinante do uso do comércio eletrônico e que outros fatores são mais importantes, como sites que atendem às necessidades de idioma e preferências culturais dos compradores locais.


Em todo o mundo, os consumidores de comércio eletrônico são mais propensos a comprar por meio de um dispositivo móvel do que de um laptop, embora os dados revelem que a maioria das pessoas usa ambos os dispositivos para suas compras online, dependendo do tipo de produto que estão comprando e do contexto de suas atividades de compra.


Enquanto isso, os dados mais recentes do Statista mostram que os gastos com comércio eletrônico em todo o mundo cresceram significativamente durante 2019, embora - como se poderia esperar - as taxas de crescimento variassem por categoria. Viagens, a maior categoria em gastos de consumo online, teve o crescimento mais lento ano a ano entre as categorias que o Statista acompanha, com receitas anuais globais crescendo cerca de 8 por cento, chegando a US $ 1,19 trilhão.


As compras online de Móveis e Eletrodomésticos tiveram o crescimento mais rápido ano a ano, com receitas de consumo mundial em 2019 de US $ 316,7 bilhões, representando um salto de 19 por cento em comparação com os gastos de 2018. As categorias Moda e Beleza e Eletrônicos e Mídia Física também tiveram ganhos impressionantes, com as receitas de comércio eletrônico do consumidor em ambas as categorias aumentando em 18 por cento entre 2018 e 2019.


Em nível global, o comprador médio de comércio eletrônico agora gasta quase US $ 500 em compras online de bens de consumo a cada ano, embora o Statista relate que isso varia significativamente por país, de uma média de US $ 1.441 por pessoa na Coréia do Sul a apenas US $ 20 por pessoa nas Filipinas.


A receita média anual por usuário (ARPU) cresceu 9% nos últimos 12 meses, mas o crescimento no sul da Ásia foi muito mais rápido. Os dados mais recentes mostram que o gasto médio do comércio eletrônico com bens de consumo na Índia aumentou 43% em comparação com os números de 2018, mas ainda está abaixo de US $ 50.




No entanto, esses números são baseados em gastos absolutos e não incluem diferenças na renda média ou na força econômica geral de cada país. Ao comparar o ARPU do comércio eletrônico com o PIB per capita, temos uma perspectiva mais representativa dos países em que o comércio eletrônico está ganhando maior impulso.


Conforme detalhamos acima, os sites de comércio eletrônico da China já estão entre os destinos online mais visitados do mundo, portanto, pode não ser uma surpresa que a China lidera em taxas de ARPU ajustadas pelo PIB. No entanto, apesar dos números relativamente baixos do ARPU absoluto de comércio eletrônico, o Egito e a Indonésia têm uma classificação elevada nessas médias ajustadas pelo PIB, enquanto Gana, Quênia e Índia também se encontram em posições bem mais altas. 


Comprar é uma jornada, não um destino

"Omnichannel" se tornou uma palavra da moda no setor de varejo, e com razão: todas as evidências indicam que os compradores do mundo estão fazendo cada vez menos a distinção entre 'online' e 'offline' quando isso vem para suas compras. Comportamentos combinados como 'clicar e coletar' estão em alta, e o showrooming - onde os consumidores visitam lojas físicas antes de comprar produtos online - também é uma prática cada vez mais comum.


No geral, a GlobalWebIndex relata que os mecanismos de pesquisa são a principal fonte de descoberta de novas marcas e produtos para os usuários da Internet em todo o mundo, um pouco à frente dos anúncios na televisão.




Enquanto isso, em todos os compradores online de 16 a 64 anos, os mecanismos de pesquisa são a primeira escolha para as pessoas que estão pesquisando ativamente marcas, produtos e serviços para comprar, com mais da metade (53 por cento) dos entrevistados da pesquisa GlobalWebIndex dizendo que usam essas ferramentas. 


No entanto, a empresa também relata que os usuários mais jovens são mais propensos a recorrer às mídias sociais quando estão pesquisando marcas e produtos, descobrindo que as redes sociais já ultrapassaram os motores de busca como o método mais popular de pesquisa online para pessoas de 16 a 24 anos.


O papel da mídia social na jornada de compra continua a se expandir, com 43 por cento dos usuários da Internet em todo o mundo com idade entre 16 e 64 anos dizendo que usam redes sociais ao pesquisar coisas para comprar. 


Mas o comércio social não pegou tanto quanto muitos profissionais de marketing esperavam. Como GlobalWebIndex declarou em seu recente relatório de tendências de comércio ,

Embora as redes sociais frequentemente desempenhem um papel central nas etapas iniciais do caminho para a compra, apenas 12% dos usuários da Internet dizem que um botão 'comprar' em uma rede social os levaria a finalizar a compra online.


Os autores continuam a notar que,

No momento, o entusiasmo pela compra de bens e serviços comuns por meio das redes sociais é limitado. No entanto, isso é algo que o conteúdo e a inspiração de marca robusta podem mudar.

A principal lição aqui é que não há solução mágica quando se trata de "fechar uma venda", e os profissionais de marketing fariam bem em considerar todo o escopo do ciclo de compra do consumidor - da descoberta inicial até a compra e até mesmo atividades pós-compra - ao traçar seus planos. 


Além disso, os profissionais de marketing fariam bem em parar de pensar em termos de 'online' e 'offline'. Com a maioria dos compradores demonstrando que estão igualmente felizes em se envolver com dispositivos conectados e propriedades do mundo físico em igual medida - muitas vezes simultaneamente - fica cada vez mais claro que essas 'linhas' só existem na cabeça e no orçamento dos profissionais de marketing.


Conclusão

Todos os anos, quando estamos produzindo esses relatórios, identificamos algo divertido nos dados. Nas edições anteriores, esse era o emoji que as pessoas mais usavam no Twitter (também incluímos isso no relatório deste ano), ou a descoberta de que o Yahoo! ainda é mais popular do que pornografia (alerta de spoiler: ainda é).



No entanto, a curiosidade deste ano vai ao cerne do motivo da existência da Internet e marca uma mudança fundamental no centro de gravidade da Internet que é indiscutivelmente tão radical quanto a influência crescente do Oriente.


Se você foi em linha desde os anos 90 (ahem), você pode saber que a internet foi na verdade inventado para compartilhar fotos de gatinhos . No entanto, as tendências recentes em alguns de nossos dados mais avançados revelam que as coisas podem estar mudando.

Dados do Google Trends revelam que as pessoas pesquisaram por cães quase duas vezes mais do que pesquisaram por gatos em 2019. Para referência, o índice médio de pesquisa por "cachorro" em 2019 foi 90, em comparação com uma média de 52 para "gato".


Da mesma forma, as ferramentas de segmentação de anúncios do Twitter informam que mais de 250 milhões de usuários da plataforma estão “interessados” em cães, em comparação com apenas 250.000 que estão interessados ​​em gatos - uma diferença mil vezes maior.

Os cães até superam os gatos no Instagram. Uma pesquisa rápida revela que quase 250 milhões de postagens foram publicadas na plataforma usando #dog, em comparação com apenas 200 milhões para #cat. Doug the Pug também tem mais seguidores do que Grumpy Cat (RIP).


No entanto, ainda há esperança para os amantes de gatos: uma pesquisa no Google por 'cachorro' no início de 2020 forneceu um total de 6,76 bilhões de resultados, mas uma pesquisa por 'gato' retornou um total de 6,82 bilhões. 


Os gatos ainda governam o Reddit, onde r / cats é o lar de 1,70 milhão de usuários, em comparação com 1,29 milhão para r / dogs .


Compartilharemos atualizações sobre essa história importante à medida que as recebermos. Que os debates comecem.


Olhando para o futuro

Iremos publicar mais alguns artigos que se aprofundam em algumas das descobertas mais diferenciadas nos relatórios deste ano nas próximas semanas e também compartilharemos dados mais detalhados para os países locais a partir de meados de fevereiro.

Mas como podemos traduzir essas descobertas em planos mais eficientes e eficazes? Vamos terminar com três dicas importantes.


Vá além da bolha

Os comportamentos da Internet estão mudando, com influências de todo o mundo moldando as expectativas e preferências das pessoas em todos os cantos do globo. Não é mais suficiente observar o que está acontecendo em seu próprio quintal (ou vale); os profissionais de marketing globais que desejam estar à frente da curva precisam ampliar seus horizontes e olhar para outras partes do mundo em busca de insights e inspiração. 

Nossos mais de 240 relatórios de países locais serão um bom lugar para começar, mas você também pode seguir etapas mais simples e diárias para aprender. As plataformas digitais e sociais tornam mais fácil do que nunca conectar-se com - e aprender com - pessoas em todo o mundo, sejam elas especialistas de domínio no LinkedIn e Twitter, ou pessoas comuns no Instagram. 


Dica principal: não confie apenas na pesquisa; vá para a web e para as redes sociais e observe o que está acontecendo por si mesmo.


Priorize as pessoas

Muitos dos profissionais de marketing com quem falo em todo o mundo me perguntam se o TikTok ultrapassará o Facebook, se a RV se tornará "uma coisa" ou se os dados que vejo apontam para uma "próxima grande coisa".


Nós nos esforçamos para oferecer uma visão sobre todas essas questões por meio de nossos Relatórios Digitais Globais regulares, mas minha resposta a todas essas perguntas é a mesma: concentre sua atenção nas pessoas, não na tecnologia.


Quase sem exceção, as empresas e marcas que têm sucesso a longo prazo são aquelas que satisfazem com sucesso os desejos, necessidades e desejos das pessoas - não aquelas que aderiram a uma onda, criaram uma campanha "viral" isolada ou aproveitaram cada vez mais novo brinquedo sem uma estratégia clara.


Entender as pessoas irá atendê-lo bem, independentemente das últimas tendências em tecnologia, moda ou negócios.


Meu conselho aqui é semelhante ao conselho que compartilhei acima: reserve alguns minutos todos os dias para ir às plataformas de mídia social públicas e aprender sobre o que interessa ao seu público. Você não precisa de dados invasivos e assustadores para isso - basta pesquisar algumas hashtags relevantes no Instagram, Twitter ou LinkedIn e você começará a aprender rapidamente o que realmente importa para o seu público.


Não procure apenas hashtags relacionadas ao produto. Experimente explorar culturas também, perguntando-se constantemente o que é diferente no que você está vendo em comparação com o que você esperava.


Foco

Permanecer no topo das últimas tendências de tecnologia é uma das maiores causas de estresse para os profissionais de marketing em todos os lugares. Esperançosamente, nossos Relatórios Digitais Globais ajudam, mas talvez uma resposta melhor seja menos, não mais.

Você realmente precisa experimentar essa nova plataforma de nicho com alguns milhões de usuários, ou seria melhor concentrar seus esforços (e orçamentos) em uma ou duas plataformas comprovadas com bilhões de usuários ativos?


Esse brinquedo novinho em folha realmente impulsionará sua marca para o sucesso perpétuo ou é apenas uma distração agradável do planejamento trimestral? Mais importante ainda, é uma solução sustentável que justifica uma curva de aprendizado íngreme (RV, alguém?).


Por outro lado, você pode realmente justificar ignorar as grandes tendências, só porque elas não o atraem em um nível pessoal? Jogos, interfaces de voz e e-sports são extremamente populares entre o público global, mas continuam a ser sub-representados na cobertura da mídia, nos planos de marketing e nos orçamentos das marcas.


Principais conclusões: em 2020, use insights baseados em dados para identificar um punhado de tecnologias e plataformas que realmente importam para o sucesso de sua marca, e não simplesmente para adicionar as últimas novidades ao seu roteiro.


Original publicado em: https://bit.ly/2IyVokt



Atualização: o Report 2021 já está disponível neste link:


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